• (31) 99734 . 5223 | (31) 3177-2199

Segredo do Tratamento de Canal Dentário Indolor

Já pensou em fazer um canal dentário indolor e com rápida recuperação? Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas isso é possível quando você é acompanhado por especialistas em endodontia que utilizam tecnologia avançada para a realização desse tipo de tratamento. 

Na verdade, esse é o segredo para garantir que você tenha a melhor assistência odontológica. No entanto, ainda existem muitas dúvidas quanto a esse tipo de tratamento. Assim como a dúvida se ele é capaz de fazer com que um processo, que é considerado muito incômodo, se torne simples e indolor. 

Por isso, ao longo deste post, iremos revelar o segredo desse tipo de tratamento de canal e como ele pode beneficiar aos pacientes. Confira: 

O que é o tratamento de canal dentário? 

O tratamento de canal dentário é um procedimento odontológico realizado pela Endodontia, mas que causa grande medo nos pacientes. Isso porque, ele consiste na retirada de toda a polpa do dente que está infeccionada ou morta.  

Na verdade, o grande objetivo desse tratamento é remover as bactérias e vedar a região “oca” para que esses microorganismos não causem mais danos a estrutura dental ou provoquem o surgimento de outras doenças periodontais.  

Anteriormente esse procedimento, além de ser considerado doloroso, era realizado durante várias sessões. Devido a isso, tornou-se comum associá-lo com a sensação de dor e incômodo. Entretanto, a Endodontia evoluiu nos seus estudos e formulou técnicas avançadas que reduzem esse incômodo.  

Principais problemas que precisam de um tratamento endodôntico

Geralmente existem diversos fatores que provocam a inflamação na polpa dos dentes e a decorrente necessidade de realizar um tratamento de canal. Elas variam desde problemas provocados pela má higienização até lesões. Veja abaixo algumas das principais causas:

  • Cárie profunda;
  • Restaurações extensas;
  • Traumas químicos;
  • Traumas provocados por impacto;
  • Ranger os dentes.

Quando o paciente apresenta a polpa do dente inflamada, ele sente alguns sintomas básicos. Eles podem ser dor latejante, espontânea e grande sensibilidade no dente, quando ele é exposto ao calor ou frio. 

Além disso, o paciente também pode sofrer o escurecimento dentário provocado por traumas. Em qualquer um desses casos, é de suma importância que o paciente procure ajuda de um especialista para iniciar o tratamento e evitar que o problema seja agravado. 

Como é feito o tratamento de canal dentário?

Ao surgir qualquer um desses sintomas, é crucial que o paciente marque uma consulta com o dentista. Esse profissional irá avaliar a saúde bucal e indicar a necessidade ou não do tratamento endodôntico. 

Esse procedimento tem início com uma pequena abertura na parte posterior do dente. Por meio dela, o dentista faz a remoção da polpa dentária que está infeccionada. Assim como os demais canais da região são esvaziados e limpos para serem preenchidos.   

Nesse momento, são colocados também cones nos canais e selados com uma substância específica. Por fim, é implantada uma coroa sobre o dente com o objetivo de restaurar a sua aparência e formato natural.  

Se o dente estiver muito danificado, o dentista poderá colocar um pino no canal, antes da confecção final da coroa.  

O segredo do tratamento canal indolor 

O segredo para a realização de um tratamento de canal indolor e de rápida recuperação está relacionado aos métodos usados pelos especialistas. Atualmente, a Endodontia tem diversos equipamentos de alta tecnologia que garantem a rapidez e eficácia dos tratamentos.

Alguns desses equipamentos ganham destaque e são amplamente utilizados pelos especialistas. Dentre eles, destacam-se os seguintes: 

  • Localizadores apicais;
  • Limas rotatórias;
  • Reciprocantes;
  • Raio-X digital;
  • Ultrassom.

São eles que, somados a habilidade do profissional, que conseguem fazer com que o tratamento seja feito em apenas uma sessão. Como resultado, é possível atingir um índice de até 95% de sucesso na recuperação de inflamações nas polpas dos dentes. Segundo especialistas, essa porcentagem representa 10% a mais que a percebida há uma década atrás.

Importância do tratamento endodôntico

A importância do tratamento de canal dentário vai muito além do que o alívio das dores causadas pela inflamação na polpa do dente. É fundamental que ele seja realizado por um especialista para conseguir preservar a saúde bucal, a beleza do sorriso e uma boa mastigação. 

Quando um paciente não realiza um tratamento adequado, ele corre o risco de perder o dente. Como resultado, prejudica diretamente a mastigação, estética e até mesmo a sua qualidade de vida. Por isso, é necessário que os cuidados para a recuperação da saúde bucal sejam adotados de maneira imediata.

Segundo especialistas, quando o paciente ignora a necessidade de iniciar o tratamento, a infecção na polpa dos dentes pode se agravar. Como resultado há uma geração de infecções graves em todo o organismo, como a endocardite bacteriana que pode prejudicar o funcionamento do coração. 

Cuidados básicos para prevenção 

Para evitar a necessidade de fazer um tratamento de canal dentário é crucial manter uma boa higiene bucal, assim como manter visitas regulares ao dentista. Sobretudo, quando começarem a surgir aquelas dores quando você ingere alimentos ou bebidas quentes. 

É preciso ter em mente que essa sensibilidade pode evoluir para um abcesso ou inflamação dentária, cuja bactéria pode ficar acumulada e provocar o surgimento de abscessos, com pus na região. Caso essa infecção atinja a região do tecido pulpar pode gerar a necessidade de realizar um canal.  

Mas apenas um dentista pode analisar a gravidade e a necessidade de realizar o tratamento. Caso isso aconteça, pode ficar tranquilo pois ele é feito de maneira mais simples e com menos incômodo. 

Conclusão

Ao longo deste post você pode descobrir o segredo dos especialistas que garantem um tratamento de canal dentário indolor e de rápida recuperação.

Agora, você sabe que as histórias que contam a respeito desse tipo de procedimento não passam de mitos provocados pela falta de recursos na área de alguns anos atrás. 

Hoje, graças ao desenvolvimento da tecnologia na área da Endodontia, é possível fazer esse procedimento de uma maneira rápida e altamente eficaz. Tanto é que na maioria dos casos o paciente só precisa de uma sessão para acabar com o problema e sem nenhum tipo de sofrimento ou incômodo. 

Confira também o artigo: Tratamento de canal dói? Entenda de uma vez por todas o que é mito ou verdade sobre o tratamento. E, caso ainda haja alguma dúvida, basta nos enviar no campo de comentários abaixo.

Aproveite para agendar online sua avaliação com um dos especialistas da clínica NEV Endodontia. Somos uma clínica odontológica especializada em endodontia automatizada, com os profissionais altamente preparados para realizar tratamentos de canal dentário com sucesso. Conte conosco!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

Iniciar Atendimento
Precisa de atendimento?
Olá, seja bem-vindo ao Nev Endodontia. Envie sua mensagem que iremos atender você!